terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cubo de Rubik

Cubo de Rubik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974.[1] Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik".[1] Nesse mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). Ernő Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. O cubo de Rubik ´ e um dos ícones da década de 1980, por ter sido nela que foi mais difundida.
O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.

História

O primeiro protótipo do cubo foi fabricado em 1974 quando Ernő Rubik era professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste (Hungria). Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que, quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.

Ficheiro:Rubiks cube by keqs.jpg

                    Um Cubo ainda para resolver...*-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste Blog são aprovados.
Não aprovaremos os seguintes comentários:

-Não relacionados ao tema da matéria;
-Com pedidos de parceria;
-Com propagandas(spam);
-Com redação ilegível;
-Com links de sites/blogs;
-Com a Caps Lock ligada;
-Com comentários acima de 650 palavras;
-Com palavrões ou ofensas a pessoas ou marcas;